terça-feira, 31 de julho de 2012

Quesnay

Denominada a 2ª classe de "classe ociosa" e a 3ª classe de "classe estéril".De acordo com essa concepção, os agricultores eram, por assim dizer, o coração do corpo social.

<><><> 
classe: agricultores;
clase: proprietários de terras;
classe: artesãos e prestadores de serviços;

Quesnay denominada a 2ª classe de "classe ociosa" e a 3ª classe de "classe estéril". De acordo com essa concepção, os agricultores eram, por assim dizer, o coração do corpo social.
1: Pagamento do aluguel da terra
2: Aquisição de produtos e serviços
3: Aquisição de alimentos
4: Aquisição de produtos e serviços
5: Aquisição de alimentos
 

De acordo com essa extrema simplificação do quadro econômico elaborado por Quesnay, a classe dos agricultores seria a única que produz riqueza. A circulação da riqueza entre as classes obedeceria às mesmas leis da circulação sanguínea, isto é, leis naturais. Assim como qualquer intromissão na circulação sanguínea seria prejudicial ao corpo, Quesnay entendia que qualquer intervenção do Estado na economia prejudicaria a sociedade.  Ao posicionar-se contra a intervenção do Estado na economia, a escola fisiocrática fundou o liberalismo econômico e deslocou o foco das atenções que passou da circulação para a produção. Ao mesmo tempo, levantou o questionamento sobre a noção de riqueza dos mercantilistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário